sexta-feira, 1 de abril de 2011

INTERAGIR E COMUNICAR-SE

Somos dotados de capacidade intelectual, pensamos, falamos e escrevemos. Desse modo, utilizamos diversas formas para nos comunicar. A mais utilizada é a linguagem verbal (falada ou escrita) que encontramos nos jornais, revistas e também nos rádios e TV. A necessidade de expressar-se atingiu outras formas, a linguagem não verbal, na música, dança, pintura, fotografia, escultura e também através de códigos e sinais.


Interagimos escrevendo, pintando, construímos histórias reais ou fictícias, ampliando a linguagem mista.

A preferida pelos jovens é a linguagem digital, interagindo ao mesmo tempo com pessoas de várias partes do mundo. Para atender essa nova forma de comunicação, surgiu a linguagem cifrada, a linguagem técnica ou JAVA e gírias de internautas, em suma, surgiram novas maneiras de se comunicar.

É certo que esta habilidade de falar é própria do ser humano e embora alguns animais sejam capazes de emitir sons, não são capazes de unir o cognitivo à fala, possibilitando assim, a passagem de suas experiências, seus conhecimentos e seus sentimentos aos seus semelhantes. Essa capacidade é própria do ser humano.


Na escola, portanto, é necessário que haja situações de interação entre os alunos e professores, utilizando todas as formas de linguagem, pois o conhecimento e a linguagem têm uma relação de cumplicidade.

Professora Maranúbia da Silva Ramos Reis
Língua Portuguesa - Ensino Médio






Nenhum comentário: