quarta-feira, 13 de julho de 2011

Considerações Finais

“Sou professora da rede estadual de ensino e fazer greve sempre foi contra meus princípios, mas minha adesão a esta greve, veio de encontro aos meus direitos e a qualidade do ensino do meu filho que estuda em escola pública. Hoje humildemente compreendo as palavras de Martin Luther King: “A greve é a linguagem dos que não são ouvidos”.

O movimento é desgastante emocionalmente, mas recompensador no aprendizado. Fazer parte, contribuir e participar efetivamente das manifestações foi algo indescritível. Raiva, prazer, impotência, amor, ódio, ansiedade, indignação, são algumas gamas do sentimento humano, vivenciadas num processo como este. Sentimentos estes, que compartilhei com meus familiares, amigos e com a sociedade. Mediante diversificadas informações e atitudes, tive momentos de fragilidade… mas me fortalecia com os bons exemplos de pessoas que foram imprescindíveis nesta caminhada. Minhas considerações finais:

- Ao Governador Serrano, faço das palavras dele, título de sua obra, as minhas:

“O povo tem rosto, nome e endereço” Raimundo Colombo

E acrescento… e tem Memória!

- Aos Educadores: Categoria somos todos nós!

“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia. O mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante”. Charles Chaplin


- Aos Alunos e aos Pais:

Somos Professores, assumimos os nossos deveres, não abdicamos dos nossos direitos!

“Educar é minha vida, lutar foi minha atitude!”


- A Imprensa/Mídia: Credibilidade se conquista com imparcialidade e informações coerentes.

Aos que tiveram ética e profissionalismo meus parabéns! especialmente ao meu guru Moacir Pereira.

Mesmo contrariada, mas respeitando minhas limitações como ser humano, após 58 dias em greve, retorno de cabeça erguida para escola, por ter cumprido a árdua missão de ser coerente com a verdade e tentar requerer meus direitos como cidadã.

Quanto aos meus direitos… “Grandes Conquistas”? no meu entendimento estas faziam parte do processo. Agradeço a todos que contribuíram e tiveram o discernimento de compreender este movimento que foi em prol da EDUCAÇÃO! Meu muito obrigada!

“Se eu pudesse deixar algum presente à você,(…)

Lembraria os erros que foram cometidos

para que não mais se repetissem. (….)

Deixaria para você, se pudesse,

o respeito aquilo que é indispensável.

Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação.

E, quando tudo mais faltasse, um segredo:

o de buscar no interior de si mesmo a resposta

e a força para encontrar a saída.” Mahatma Gandhi

Lages(S.C.), 13 de julho de 2011. ANA PAULA RAMOS

Professora Serrana, Grevista e Solidária!”

Nenhum comentário: