domingo, 13 de julho de 2008

O blog na escola

Quanto a prática pedagógica, estou dentro do programa proposto. Procuro trazer novidades para meus alunos e tenho interesse em ampliar meus conhecimentos. Para isso, o blog seria bastante útil. Pois é uma ferramenta onde, além de fazer presente a informática na vida de crianças que têm raro acesso à rede, estaríamos nos comunicando além do horário de aula. Nessa comunicação todos poderiam compartilhar informações e o professor poderia auxiliar nas dúvidas. Outro ponto positivo é a possibilidade de mostrar à família o que acontece no ambiente escolar, e ainda, criar uma interação entre a classe e ela.
Sobre a criação de um blog com a minha turma, acredito que não é viável no momento. Primeiramente porque são crianças entre sete e oito anos, em fase de alfabetização. E por isso, não lidam com o teclado de forma hábil, até mesmo porque a maioria delas têm acesso ao computador apenas na escola. Outro ponto que torna a criação de um blog pouco provável no momento é o fato de não me sentir completamente apta para usar o coputador em aula. Preciso praticar em atividades com a classe.
Portanto, acredito que com o passar do tempo estaremos nos comunicando através de blogs: as crianças terão maior contato com o computador e o proprofessor terá mais habilidade para usá-lo.

2 comentários:

Fernanda disse...

Olá Silvia,

Parabéns pela sua reflexão. Você destacou pontos interessantes da utilização do Blog na prática pedagógica.
Como você falou, penso ser este um trabalho de "formiguinha", aos poucos vamos tornando este tipo de ferramenta acessível aos professores e consequentemente aos alunos.
Porém é preciso não deixar de utilizar a mesma. Por isso, continue postando no Blog da Escola...

Abração!

elenir disse...

Parabéns Silvinha. Você está chegando lá.........