terça-feira, 16 de abril de 2013

Salvando arquivos corretamente Linux/Windows

Muitos alunos ainda não estão familiarizados com o linux, e tendo em vista auxilia-los, criamos este pequeno tutorial que ajudará a salvar documentos no formato correto e compatível entre os dois sistemas operacionais.
No final deste tutorial pode-se ver como salvar diretamente no pen drive.

EDITORES DE TEXTO (WORD & WRITER)

Para salvar arquivos do editor de texto do Windows utilize o tipo de arquivo: Documento de texto do Word 97-2003, como mostra as imagens a seguir:

 ou

Para salvar arquivos do editor de texto do Linux utilize o tipo de arquivo: Microsoft Word 97/2000/XP (.doc), como mostra a imagem a seguir:



 

APRESENTAÇÃO DE SLIDES (POWER POINT & IMPRESS)


Para salvar arquivos de apresentação de slides do Windows utilize o tipo de arquivo: Apresentação do Power Point 97-2003, como mostra as imagens a seguir:




Para salvar arquivos de apresentação de slides do Linux utilize o tipo de arquivo: Microsoft PowerPoint 97/2000/XP (.ppt), como mostra a imagem a seguir:


Planilhas (EXCEL & CALC)


Para salvar arquivos de planilhas do Windows utilize o tipo de arquivo: Pasta de Trabalho do Excel 97-2003, como mostra as imagens a seguir:




Para salvar arquivos de planilhas do Linux utilize o tipo de arquivo: Microsoft Excel 97/2000/XP (.xls), como mostra a imagem a seguir:



Salvando Diretamente no Pen Drive

Siga os seguintes passos:

1º Vá em Arquivo e Salvar Como:


2º Clique no botão Um nível acima(destacado em vermelho) três vezes, para navegar entre os diretórios até chegar na pasta Raiz.


Para saber se já está na pasta raiz verifique no lado esquerdo superior se tem apenas uma barra invertida, como mostra na figura abaixo:


3º Procure a pasta media e dê um clique duplo na mesma.


 4º Procure o seu pen drive pelo nome que colocou no mesmo e dê um clique duplo. Caso não tenha modificado, ele poderá aparecer com o nome do fabricante. Ex.: KINGSTON.


5º Após abrir a pasta do seu Pen Drive, não esqueça de modificar o tipo do arquivo e o nome do arquivo, e finalizando, clique em Salvar.


Prof. Luiz Fernando Casagrande




Nenhum comentário: