sexta-feira, 15 de março de 2013

15 de Março - Dia da Escola

A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação, tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.
Durante todo o nosso crescimento, precisamos de um referencial e essa é uma das principais funções da escola. Cada fase do aluno, novas necessidades e capacidades devem ser exploradas e para isso, a escola deve dispor de uma gama de profissionais como orientadores educacionais e professores.

Autor: Juscelino Tanaka

História da Escola Francisco de Araújo Brusque

Você já se perguntou o porque que nossa escola se chama EEB Francisco de Araújo Brusque? 

Francisco Carlos de Araújo Brusque foi presidente da Província de Santa Catarina – personagem de destaque no Brasil Imperial, atuou como Ministro da Marinha no período da Guerra Paraguai. Acompanhou os imigrantes no vapor Belmonte, em 1860, que ancorou na pequena vila de Itajahy, na ocasião foi homenageado durante um jantar, pelo orador Dr. Joaquim Monteiro Caminhoá, que lançou a idéia de dar à nova colônia o nome de Brusque, mesmo diante de sua esquiva, o nome Brusque ficou associado a nova colônia, assim passou a ser conhecida como colônia “Itajahy-Brusque”. 


A Escola de Educação Básica "Francisco de Araújo Brusque" foi fundada em 05/04/1962, como Grupo Escolar Francisco de Araújo Brusque", funcionando primeiramente nas dependências do atual colégio "Cônsul Carlos Renaux", com uma clientela de 296 alunos.
Em 21 de setembro de 1969 , com 236 alunos, foi inaugurado o atual prédio, construído através do convênio PLAMEG/Prefeitura Municipal.
A transformação de grupo escolar em Escola Básica, deu-se através do decreto E/121/05.04.72, inicialmente com 77 alunos de 5ª série do 1º grau. Em 1976, passou a ser articulada ao CIP, a unidade escolar foi desarticulada em 1989.
O curso pré-escolar da escola começou a funcionar em 03/08/1981. No ano de 2002 a escola deixou de atender o pré-escolar.
O prédio da escola passou por várias reformas desde sua inauguração até o presente momento. Em 18/02/1992 a escola passou a ser denominada Colégio Estadual Francisco de Araújo Brusque quando instalou o curso de Ensino Médio de Educação Geral no período noturno, iniciando com 36 alunos na primeira série, sendo que destes 16 concluíram o curso em 1994.
De acordo com a portaria 0017 SED de 18/03/2000, foi alterada a sua identificação para escola de Educação Básica Francisco de Araújo Brusque.

História da Escola

Ao longo da nossa vida, temos uma rotina que organiza o nosso tempo e determina as atividades que realizamos ao longo de todo um dia. Para a criança, principalmente no Ocidente, a escola aparece desde muito cedo como um dos espaços que orienta as suas ações no dia a dia. Sendo tão acostumados a esse tipo de situação, podemos imaginar que muitas crianças encarem sua presença na escola como algo completamente natural, feito assim porque sempre foi assim.
Contudo, devemos entender que a escola não é um espaço natural – o segundo lugar ocupado pela criança depois da casa. Afinal, houve um longo processo de transformações, escolhas e ideias responsável pelo surgimento da escola. Feita essa afirmação, alguns podem até perguntar: “Quando e como as escolas foram criadas?”. Para essa pergunta, devemos construir uma resposta mais longa, que abrange uma história que passa por diferentes povos e diferentes noções sobre a educação e sobre as necessidades de uma criança.
Já na Antiguidade, a educação infantil era uma preocupação presente entre as várias civilizações que se firmaram. Em casos diversos, observamos que a educação dos menores acontecia no espaço da casa. Os valores e o conhecimento eram diretamente transmitidos dos pais para os filhos. Já nessa época, percebemos que havia um universo de saberes considerado importante para criança e, ao mesmo tempo, uma divisão daquilo que meninos e meninas deveriam aprender para as suas vidas.
Para continuar lendo clique aqui!

Fonte: http://www.escolakids.com/a-historia-das-escolas.htm,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Carlos_de_Ara%C3%BAjo_Brusque


Nenhum comentário: