segunda-feira, 25 de abril de 2011

PROJETO JOGOS E BRINCADEIRAS NO COTIDIANO ESCOLAR

O projeto Jogos e Brincadeiras no Cotidiano Escolar está sendo desenvolvido com a turma do 1º ano III do Ensino Fundamental da EEB Francisco de Araújo Brusque, tendo início no mês de abril e término previsto para o mês de novembro do ano letivo de 2011, pelas professoras Jucilene de Souza Rezini, Maria Carolina Fischer e Suzete Regina Benvenuti Schlindwein. 

Profª Jucilene brincando com alunos na sala de aula

Profª Maria Carolina auxiliando aluno com jogo do aplicativo GCompris (números)

Profª Suzete auxiliando aluno com jogo do aplicativo GCompris (letras)


A brincadeira ao longo do tempo sofreu modificações culturais devido ao momento histórico e à necessidade das crianças, sem perder de vista o que as outras gerações deixaram de legado. É através da brincadeira que a criança vai construindo sua compreensão do mundo e das ações que a cercam.

O projeto possui por objetivos:
- Resgatar valores humanos, como amizade, cooperação, solidariedade e respeito;
- Construir regras, normas e atitudes positivas;
- Ampliar as oportunidades para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo;
- Favorecer a interação e socialização entre os alunos.

Jucilene de Souza Rezini
Maria Carolina Fischer
Suzete Regina B. Schlindwein

E O COELHINHO DA PÁSCOA APARECEU...

No dia 20/04/2011, o Coelhinho da Páscoa visitou as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na EEB Francisco de Araújo Brusque, no período matutino e vespertino.

O Coelhinho trouxe doces e brincou com os alunos e professores. Foram momentos de alegria e descontração que completaram com a Celebração da Páscoa.

Coelhinho no 5º ano I com a profª Elisangela

Brincadeiras do Coelhinho na turma 2º ano I

Coelhinho com a turma do 3º ano III e a profª Rose

quarta-feira, 20 de abril de 2011

CONSAGRAÇÃO DE PÁSCOA NA ESCOLA

Neste dia 20/04/2011 aconteceu, nas dependências da EEB Francisco de Araújo Brusque, uma consagração de Páscoa.

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, nos períodos matutino, vespertino e noturno participaram, juntamente com o corpo docente e a direção da escola, de um momento de reflexão e oração, protagonizado pela  professora Lígia Marli Schunke Delandrea, da disciplina de Artes e pastora evangélica luterana, resgatando o real sentido da celebração da Páscoa. A professa Lígia também passou aos demais professores o poema "Olha para o alto", de Maria Edite Lederer, que segue abaixo:

Olha para o alto.

Pára de chorar!
Chega de lágrimas,
deixa de lado o pessimismo.
Levanta a cabeça e vamos em frente.

Olha para o alto e vê,
o sol ainda está lá e o
céu continua azul.

Se continuares a chorar,
as lágrimas te impedirão de ver
as flores que continuam a desabrochar
á beira do caminho, a chuva que mui slenciosa está a cair,
o pássaro que canta a tua janela,
o vento que faz os ramos baterem
palmas ao Criador,
o amigo que sorri e te chama
para a vida.

Por que tanto desânimo?
Se...
Para cada lágrima há um sorriso,
para cada frustração há sempre uma
nova esperança,
para cada tristeza há reservada
uma alegria,
para cada amor perdido, outro surgirá.
Depois de cada anoitecer, acontecerá
um novo alvorecer e,
por detrás de cada nuvem,
o sol voltará a brilhar.

Se não podes levantar sozinho,
não deixes que o orgulho te impeça
de pedires ajuda ao grande amigo.
ele está a te esperar.
Sabe o teu tormento,
conhece tua dor e
não está alheio ao peso da tua cruz.

Tudo isso Ele já sofreu um dia
por ti.
Para que, hoje possas descansar
em seus ombros
a angústia, o medo, a incerteza.
E para que possas sentir
quão grande amor ele tem por ti
ainda hoje.

Sorria... Salta... Canta!...
A vida te pertence.
Dá-me a mão,
ajuda-me a transformar este mundo
com a força do amor!

Profª Lígia

Alunos período matutino

Alunos período vespertino

sexta-feira, 15 de abril de 2011

USO DA SALA INFORMATIZADA PELOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A sala informatizada é usualmente frequentada pelos alunos do ensino fundamental na EEB Francisco de Araújo Brusque, onde os alunos utilizam o acesso à Internet para visualizar imagens e conteúdo atualizado dos assuntos já vistos nos livros e em sala de aula. 

Os professores procuram agregar maior conhecimento de atualidades para os alunos, de modo que as disciplinas de Geografia, Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, História, Artes e Inglês sejam incrementadas com conteúdos da Internet,  assim como promovem a interação do aluno por meio da aprendizagem com o uso da tecnologia do computador. 

Entretanto, ainda há professores que agem como se a Sala Informatizada fosse um espaço para recreação e descontração dos alunos, não usufruindo e repassando aos mesmos que este espaço de tecnologia deve ser aproveitado como ferramenta de aprendizagem. A Sala Informatizada é uma sala de aula e é assim que deve ser usada, como uma ferramenta de apoio para os professores e alunos  no processo de ensino e aprendizagem.    

As professoras Elisângela (5º ano) e Rejane (6ª III) buscaram a ferramenta da Sala Informatizada para agregar conteúdo atual por meio da Internet, nas aulas de Geografia (América do Sul) e Ciências (Doenças causadas por vírus). Já a professora Rosemeri (3º III) trabalhou com os alunos um texto elaborado pelos mesmos e solicitou a digitação no aplicativo Writer (Processador de Texto do Linux Educacional) . Os alunos digitaram o texto no Writer e, depois buscaram na Internet uma imagem para inserir que fosse relacionada com o texto.


Profª Elisângela com alunos do 5º ano II
Alunos do 5º ano II pesquisando sobre América do Sul
Profª Rejane com alunos da 6ª III
Profª Rosemeri com aluno Guilherme (3º III) e seu texto do Sítio do Pica Pau Amarelo
Uso do aplicativo Writer pelo aluno Guilherme (3º ano III)
Aluna 6ª III pesquisando sobre doenças causadas por vírus


 

terça-feira, 12 de abril de 2011

REUNIÃO COM OS PAIS NA ESCOLA

Nos dias 21/03 (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e 28/03 (6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental), bem como no dia 05/04 (Ensino Médio matutino), a direção e o corpo docente da EEF Francisco de Araújo Brusque, no período noturno, nas dependências da escola, reuniram-se com os pais dos alunos para tratar dos seguintes assuntos:

- Plano de ação da APP para o ano letivo;
- Normas internas da escola (horários, chegadas tardias/antecipadas, uniforme, faltas, celular, etc.);
- Atitudes não permitidas em sala de aula;
- Atendimento interno/externo da escola;
- Patrimônio escolar;
- Aparelhos eletrônicos - proibição;
- Uso da biblioteca e da sala de informática;
- Medicação;
- Recreio;
- Passe escolar;
- Aprendizagem escolar, rotina, família;
- entre outros assuntos levantados pelos presentes.

O objetivo destas reuniões foi reafirmar os assuntos já tratados na Assembleia de Pais, procurando agrupar e segmentar os pais dos alunos (séries iniciais do EF, séries finais do EF, turmas do ensino médio matutino e turmas do ensino médio noturno). A reunião para os pais da turma do ensino médio noturno será realizada no dia 13/04, e tratará dos mesmos assuntos que as demais trataram.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

REUNIÃO PEDAGÓGICA

No último dia 31/03 (5ª feira), os alunos não tiveram aula para que os professores e a direção da escola realizassem a Reunião Pedagógica, de acordo com o calendário escolar, nas dependências da EEB Fco Araújo Brusque.
No período matutino, a direção, tendo a participação da senhora Tereza Riffel, representante da GERED de Brusque, repassou aos professores presentes, assuntos que foram discutidos na reunião do dia 30/03, entre a direção das escolas da rede estadual e a Gerência Regional de Ensino.


Logo após encerrada a reunião, os professores participaram de uma palestra com o psicólogo Antonio Corvo na qual o palestrante discursou sobre INCLUSÃO, abordando os distúrbios que afetam a aprendizagem na idade escolar. Os temas abordados foram TAE - Transtorno de Aprendizagem Escolar e TDAH - Transtorno de Atenção /Hiperatividade.


No período vespertino foi discutido e reformulado o PPP - Projeto Político Pedagógico, no que se refere à avaliação dos alunos portadores de necessidades especiais e sobre a recuperação paralela.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

INTERAGIR E COMUNICAR-SE

Somos dotados de capacidade intelectual, pensamos, falamos e escrevemos. Desse modo, utilizamos diversas formas para nos comunicar. A mais utilizada é a linguagem verbal (falada ou escrita) que encontramos nos jornais, revistas e também nos rádios e TV. A necessidade de expressar-se atingiu outras formas, a linguagem não verbal, na música, dança, pintura, fotografia, escultura e também através de códigos e sinais.


Interagimos escrevendo, pintando, construímos histórias reais ou fictícias, ampliando a linguagem mista.

A preferida pelos jovens é a linguagem digital, interagindo ao mesmo tempo com pessoas de várias partes do mundo. Para atender essa nova forma de comunicação, surgiu a linguagem cifrada, a linguagem técnica ou JAVA e gírias de internautas, em suma, surgiram novas maneiras de se comunicar.

É certo que esta habilidade de falar é própria do ser humano e embora alguns animais sejam capazes de emitir sons, não são capazes de unir o cognitivo à fala, possibilitando assim, a passagem de suas experiências, seus conhecimentos e seus sentimentos aos seus semelhantes. Essa capacidade é própria do ser humano.


Na escola, portanto, é necessário que haja situações de interação entre os alunos e professores, utilizando todas as formas de linguagem, pois o conhecimento e a linguagem têm uma relação de cumplicidade.

Professora Maranúbia da Silva Ramos Reis
Língua Portuguesa - Ensino Médio