segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FORUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO

Florianópolis será sede de Fórum Mundial de Educação em 2012



No próximo ano, Florianópolis será a sede do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Com o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade, o evento será realizado de 28 de maio a 1º de junho de 2012 e a expectativa é receber 10 mil pessoas. O lançamento oficial do Fórum está marcado para o dia 29 de novembro deste ano, no Centrosul, em Florianópolis.
A cerimônia de lançamento, marcada para as 16 horas, contará com a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, além de autoridades nacionais, estaduais e locais. Os reitores e diretores- gerais de todos os institutos federais e centros federais de educação tecnológica do país também participarão do evento.

Para o secretário do MEC, Eliezer Pacheco, o fórum de 2012 será um importante espaço para discutir a educação profissional e tecnológica. “Em sua 2° edição, o evento é um momento privilegiado de reunião de especialistas, professores, técnicos e estudantes onde se busca trocar experiências e debater os rumos e a importância da educação profissional e tecnológica”, ressalta.

A cerimônia de lançamento do II Fórum marcará o início das inscrições para participantes do evento. As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas pela internet no site oficial do Fórum no endereço www.forumedutec.org.

Durante a cerimônia de lançamento, será lançado o livro Institutos Federais – Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica, do secretário do MEC, Eliezer Pacheco. O lançamento do II Fórum também contará com apresentações culturais.

O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica é um fórum temático vinculado ao Fórum Mundial de Educação, um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação que busca levantar propostas para integrar a plataforma mundial de educação. Durante cinco dias, estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores, governos, sindicatos, associações e pessoas da sociedade civil de diversos países terão a missão de priorizar a educação na construção de um outro mundo possível.

A programação do evento contará com conferências, debates, oficinas, Mostra de Inovação Tecnológica, Mostra de Artes Visuais, Mostra de Pôsteres, Feira Gastronômica, Feira de Economia Solidária e Feira do Livro. Além de toda programação oficial, diversas atividades artísticas farão parte da programação cultural, terá grandes shows de abertura e encerramento.

Nesta segunda edição, quem comanda a organização do Fórum é o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Além da instituição, outras 80 entidades também compõem o Comitê Organizador.

A primeira edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica foi realizada em 2009, em Brasília. Com o tema Educação, Desenvolvimento e Inclusão, o evento reuniu 15 mil pessoas do Brasil e de 20 outros países dispostas a participar da discussão sobre formação do cidadão para o mundo do trabalho.

Disponivem em  http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=10399

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

10 de Novembro DIA Mundial da CIÊNCIA


 
 
Ao celebrar o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, a UNESCO reafirma a cada ano seu advocacy em propagar o papel da ciência e dos pesquisadores para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis e assegura que cidadãos sejam informados sobre os avanços científicos e, assim, estimulados a participar desta realidade. Nesse sentido,  o conceito Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é uma bandeira da UNESCO com fim de mostrar ao público em geral como e porque a ciência é relevante em suas vidas, de forma a conseguir engajá-los no debate sobre temas relacionados.

Desde a criação da data (Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento) para reforçar este conceito, projetos diversos foram gerados. Parceiros como as Comissões Nacionais da UNESCO, organizações governamentais e não-governamentais, instituições de investigação científica, associações profissionais, professores de ciências e escolas foram envolvidos na comemoração do Dia Mundial da Ciência de cada ano, contribuindo assim para o seu sucesso.
 

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

EDUCANDO JOVENS

No dia 29/10/2011 nas dependencias da Escola Araújo Brusque, a Professora Arlete Bruning ministrou uma palestra direcionada aos jovens educandos, porém houve também a participação de pais, professores, funcionário e direção.
A palestrante destacou a importancia que os jovens deve dar aos valores, a família, respeito a sí próprio, exposição desnecessária das jovens meninas, consumo de álcool e drogas, comprometimento com os estudos e com o presente vivido bem como pensar em um futuro de qualidade e segurança. Os jovens devem pensar em qualificação para estarem aptos a competir no mundo do trabalho e somente pela educação os mesmos terão uma melhor oportunidade.
 




BRINCANDO COM A MATEMÁTICA

Os alunos do Emsino Medio sob orientação da professora Sandra desenvolveram e aplicaram diversas brincadeiras interagindo com a matemática. Teve como objetivo mostrar aos alunos  que a matemática pode ser interessante e prazerosa.




DIA DAS CRIANÇAS

Ser Criança

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, Sorrisos e brincadeiras. 
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa. Cheio de pipocas
Ser criança é olhar e não ver o perigo. Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber por que.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil, Pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afeto.
É nos ensinar que, para sermos felizes, 
Basta apenas olharmos para uma criança .

 Os alunos do Araújo aproveitando este dia para comemorar como um divertido passeio.

 


JOGOS ESCOLARES


Os alunos do Araújo Brusque tiveram participação de peso nos Jogos Escolares.
Tiveram ótimos desempenho em muitas modalidades, tudo para comprovar a garra e competências dos alunos e professores.