quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Jovens e crianças para o sec. XXI

Uma larga experiência como ativista social conferiu a Bernardo Toro uma atuação com marcante viés educacional. "A escola tem a obrigação de formar jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual todos possam viver com dignidade", afirma o intelectual colombiano. "Para que seja eficiente e ganhe sentido, a educação deve servir a um projeto da sociedade como um todo." Por isso, ele defende que a prioridade seja o convívio na democracia, cuja base é a tolerância.
Partindo de sua visão sobre as realidades social, cultural e econômica, Toro elaborou uma lista onde identifica as sete competências que considera necessárias desenvolver nas crianças e jovens para que eles tenham uma participação mais produtiva no século 21. São os Códigos da Modernidade:
1) Domínio da leitura e da escrita;
2) Capacidade de fazer cálculos e resolver problemas;
3) Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações;
4) Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social;
5) Receber criticamente os meios de comunicação;
6) Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada;
7) Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

EDUCAR É....

Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Vantagens e desvantagens de se criar um blog com os alunos

A reportagem do dia 09/02/2007, edição 456, da revista Escola com o título: Quer aprender? Crie um blog, fala de como alunos e professores estão usando os diários na Internet para partilhar dúvidas, estimular pesquisas e incentivar a troca de informações.
Após a leitura, resumo e reflexão sobre o reportagem, abaixo você irá encontrar algumas vantagens e desvantagens de se criar um BLOG com seus alunos.

· Com os blogs os alunos vêem que os resultados dos trabalhos que são realizados são compartilhados por outras pessoas. Contribuindo assim para a divulgação dos trabalhos, tanto dos alunos como dos professores.
· Segundo a avaliação feita pelo Instituto Ayrton Senna, os alunos melhoram sua expressão escrita e verbal, vencem a timidez s e demonstram vontade de estudar e apresentam uma visão crítica do mundo.
· São capazes de aproximar alunos e professores.
· Crianças e adolescentes acabam se identificando com o professor blogueiro, pois o professor que está ali para ensiná-los também está disposto a aprender no mesmo universo virtual.
· A aula não fica restrita aos 45 minutos. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos.
· Com os blogs, os pais podem acompanhar e monitorar as atividades escolares dos filhos e ter acesso ao que o professor está ensinando.
· Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de “alfabetização digital”. Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade.
Desvantagens:
· Embora sejam uma ferramenta eficaz, os blogs ainda estão distantes da maioria dos alunos. São apenas 30% dos alunos do Ensino Fundamental têm acesso a computadores. No Ensino Médio, é pouco mais da metade. Esses são dados do Censo Escolar de 2005.
· Nosso país está em penúltimo lugar em um ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em número de computadores para aluno. A média, aqui é de uma máquina para cada 50 alunos.